quarta-feira, 31 de julho de 2013
terça-feira, 30 de julho de 2013
Cruzadinhas
Cruzadinha com perguntas de História para 6° ano, com o conteúdo de Introdução à História e o Tempo na História. Para quem estiver estudando para o Enem e outros vestibulares, a realização da cruzadinha como passatempo, também é válida!
segunda-feira, 29 de julho de 2013
Provas de História 9° ano
Avaliação Bimestral de História
Guerra Fria
A guerra fria foi
caracterizada pela disputa entre Estados Unidos e URSS (União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas), principalmente a Rússia, após a Segunda
Guerra Mundial, onde ambos os países tentavam mostrar a
superioridade de seus respectivos sistemas econômicos.
O mundo acabou sendo
“dividido” em dois blocos: O capitalista,
dominado pelos norte-americanos, e o socialista, comandado
pelos soviéticos. Sendo assim este período também ficou marcado pela corrida
armamentista que durante 40 anos deixou o mundo diante da ameaça de uma guerra
nuclear. O termo “Guerra Fria”, se dá pelo fato de que os países envolvidos não
se confrontaram com armas, mas sim com ações políticas e científicas, que
mostravam ao mundo que tanto os EUA quanto a URSS, tinham poder de guerra e
científico para “dominar e acabar” com qualquer um que os confrontasse.
Um dos principais marcos da Guerra
Fria foi a corrida espacial, uma das mais importantes disputas entre a URSS e
os EUA, visando a conquista do espaço. O primeiro marco dessa
disputa foi o primeiro ser vivo a ser mandado para o espaço, a cadela Laika,
enviada pela URSS, em 1957. Já o primeiro ser humano a ser enviado, foi o russo Yuri Gagarin, em 1961. Os Estados
Unidos no entanto conseguiu colocar o primeiro homem no espaço a pisar na Lua,
e foi em 1969 que Neil Armstrong e Edwin Aldrin caminharam em solo lunar. Apesar
disso, até hoje há quem afirme que a visita do Homem a Lua não passou de uma
farsa, visto que, mais de 40 anos depois, nenhum outro ser humano pisou em
terreno lunar.
1.O
que foi a Guerra Fria?
2.
Durante a Guerra Fria o mundo foi dividido em dois blocos. Quais foram eles e
qual país representava cada um desses blocos?
3.
Por que este período recebeu o nome Guerra Fria?
4.
O que foi a corrida espacial entre EUA e URSS?
5.
A Guerra Fria
significou:
a) o Início da II Guerra Mundial.
b) um plano dos Estados Unidos para combater o terrorismo no Oriente
Médio.
c) uma guerra pelo domínio da Antártica.
d) um conflito entre as duas maiores potências posteriormente à II
guerra mundial: Estados Unidos e União Soviética.
e) plano dos Estados Unidos para diminuir a onda crescente de desemprego
no seu país.
6. Sobre a Guerra, é correto afirmar que:
a) houve uma guerra direta e sangrenta entre Estados Unidos e União
Soviética.
b) países subdesenvolvidos ficaram à parte desse conflito
c) ó conflito teve como pilar central a Ásia.
d) a guerra fria foi marcada pela busca de novas áreas de influência em
todo o Globo.
e) por várias vezes foram utilizadas armas nucleares.
7. O período citado no texto e conhecido por
“Guerra Fria” pode ser definido como aquele momento histórico em que houve
a)Corrida armamentista entre as potências
imperialistas européias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
b)Domínio dos países socialistas do Sul do
globo pelos países capitalistas do Norte.
c)Choque ideológico entre a Alemanha Nazista /
União Soviética Stalinista, durante os anos 30.
d)Disputa pela supremacia da economia mundial
entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
e)Constante confronto das duas superpotências
que emergiram da Segunda Guerra Mundial.
8. Qual das alternativas abaixo explica melhor a expressão "Guerra
Fria".
a) Guerra entre EUA e URSS onde as batalhas ocorreram em áreas de clima
frio.
b) Guerra ocorrida na década de 1950, entre EUA e URSS, em que ocorreu
uso de armas nucleares.
c) Disputa ideológica entre os Estados Unidos (capitalismo) e a URSS
(socialismo) sem guerras de fato, ou seja, sem embate militar direto entre os
dois países.
d) Disputa ideológica entre Alemanha e Inglaterra, durante a Segunda
Guerra Mundial.
9. Harry Truman,
presidente dos Estados Unidos, afirmou em 1947:
“Um dos modos de vida se baseia na vontade da
maioria e distingue-se pelas instituições livres, pelo governo representativo
(...). O segundo modo de vida baseia-se na vontade de uma minoria, imposta pela
força à maioria. (...). Acredito que a política dos Estados Unidos deve ser a
de apoiar os povos livres que estão resistindo à subjugação tentada por
minorias armadas ou por pressões vindas de fora.”
(Harold Syrett, Documentos históricos
dos Estados Unidos)
O “segundo modo de vida” a que o presidente norte-americano se refere é o
a) comunista.
b) neoliberal.
c) fundamentalista.
d) capitalista.
10. Observe novamente a imagem no início da prova e escreva o que ela
representa
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
1° BIMESTRE
- Quais motivos contribuíram para acontecer a Primeira Guerra Mundial (1914 à 1918)?
- O que foi a “paz armada”?
- Marque a alternativa incorreta
sobre a Primeira Guerra Mundial:
a) A Itália começou a guerra na Tríplice
Entente, passando em seguida para a Tríplice Aliança, ficando ao lado da
Alemanha e Império Áustro-Húngaro.
b) Na Primeira Guerra também foram
utilizadas as primeiras bombas atômicas.
c) A primeira Guerra Mundial era chamada
de Grande Guerra.
d) A guerra contou com inovações
tecnológicas como os aviões de guerra, encouraçados, tanques e armas químicas.
- Marque a alternativa incorreta
referente à Primeira Guerra:
a) No meio do conflito, os Estados Unidos
entrou na guerra, ao lado da Tríplice Entente.
b) O Japão também entrou no meio do
conflito, tomando a região da Manchúria, que pertencia à China.
c) O Império-Áustro Húngaro após a
guerra, deixou de existir em em seu lugar surgiram outros países como Polônia e
Áustria.
d) A Tríplice Aliança saiu vitoriosa da grande
guerra.
5. Ao final da guerra, foi realizado o
Tratado de Versalhes. Quais conseqüências este tratado teve para a Alemanha?
6. Qual relação podemos traçar entre o
Tratado de Versalhes e a Segunda Guerra Mundial?
7. Sobre a Revolução Russa de 1917, é
incorreto afirmar que:
a)
Lênin
preside o Conselho dos Comissários do Povo, que reuniu todos os sovietes
russos.
b)
O
Exército Vermelho, ou Bolcheviques, eram maioria na revolução.
c)
Lênin
enviou soldados russos para a Primeira Guerra Mundial.
d)
O
regime czarista foi extinto e instaurada uma república socialista.
8. O trecho a seguir é parte da carta do
povo russo ao czar Nicolau II. O documento não chegou a ser entregue a ele,
pois o czar mandou fuzilar os manifestantes. Leia e em seguida responda:
“Majestade.Nós, trabalhadores e
habitantes de São Petersburgo , nossas mulheres, nossos, nossos filhos e nossos
parentes velhos e desamparados, vimos à vossa presença, majestade, buscar
verdade, justiça e proteção. Fomos transformados em pedintes, somos oprimidos,
estamos à beira da morte. [...] Paramos o trabalho e dissemos aos nossos
patrões que não recomeçaremos enquanto não aceitarem nossas reivindicações. Não
pedimos muito: a redução da jornada trabalho para oito horas, o estabelecimento
de um salário mínimo de um rublo por dia e a abolição do trabalho
extraordinário.[...]
a)
Como
ficou conhecido o dia em que aconteceu este episódio?
b)
Como
se encontrava a situação dos trabalhadores russos naquele ano de 1905?
9. Uma das principais
causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as
camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas
abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
a) trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam
altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação
de miséria.
b) trabalhadores rurais vivendo em extrema situação
de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas
da sociedade.
c) agricultura atrasada, distribuição de renda
igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
d) boa
situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos
pagos pela nobreza e clero
10. O retorno a uma semi-economia de mercado
provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado
propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo
pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As
cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano,
permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o
crédito e a indústria pesada.
(Martin
Malia. Entender a Revolução Russa.)
O trecho apresentado
refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual:
a) o Estado soviético implementa a
Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades econômicas e
sociais advindas do Comunismo de Guerra.
b) o partido bolchevista promove um
processo de abertura política, instaurando um regime político democrático e
pluripartidário.
c) o governo leninista, enfraquecido
pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à tradicional nobreza
czarista.
d) o Estado soviético aplica uma
política de planificação econômica e de coletivização de terras denominada de
Planos Qüinqüenais.
e) o conflito entre facções dentro do Estado resulta na oposição do
partido bolchevista ao ideário socialista.
11. Sobre o fim da Primeira
Guerra Mundial é correto afirmar que:
a) Os
países da Tríplice Aliança venceram o conflito e retomaram o controle de
diversos territórios na Europa, Ásia e África.
b) Embora
derrotados, Alemanha e Império Austro-Húngaro não sofreram punições e
restrições militares.
c) Os
países da Tríplice Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o
Tratado de Versalhes, que impôs severas punições e restrições aos derrotados,
principalmente à Alemanha.
d) Com a
derrota na Primeira Guerra Mundial, os países da Tríplice Entente,
principalmente Rússia e Grã-Bretanha, sofreram com uma forte crise econômica
nas três décadas seguintes.
Boa Prova!!!
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
2° Bimestre
1. Os regimes totalitários, que polarizaram a
política européia no período entre-guerras (1919-1939), apresentavam muitos
aspectos comuns, conservando cada um suas peculiaridades. Assinale V (Verdadeiro)
para os aspectos que caracterizam o Nazismo e F para Falso.
( ) Ocorreu na Alemanha.
( ) Racismo.
( ) Anti-semitismo.
( ) Internacionalismo.
( ) Antimarxismo.
2. O
Nazismo e o Fascismo surgiram (marque apenas uma alternativa):
a) do
desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um
Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas
diante da desorganização, após a Primeira Guerra Mundial.
b) da
esperança de conseguir estabilidade na união das "doutrinas liberais"
de tendências individualistas.
c) com a
instituição do parlamentarismo da Itália e na Alemanha, agregando partidos
populares.
d) com o
enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas
pelos sindicatos e socialistas.
3. Considere
as seguintes afirmações:
I.
nacionalismo e unitarismo;
II.
controle estatal da imprensa, educação, teatro, cinema, rádio e muitos setores
da produção e do comércio;
III.
economia dirigida, visando às indústrias de guerra e fim do desemprego;
IV.
militarismo e "espaço vital".
I, II,
III, IV identificam características do Estado:
a)
nazista.
b)
liberal.
c)
absolutista.
d)
democrático.
4. Quais dos fatores a seguir contribuíram para a
ascensão do fascismo na Itália, durante a década de 1920?
a)
antinacionalismo e ascensão dos operários
b)
crescimento econômico e fortalecimento do poder do rei
c)
ascensão do campesinato e expansão colonial
d) extremo
nacionalismo e crise econômica
5. Cite
três características semelhantes no Fascismo e no Nazismo.
6. O que
foi a Marcha sobre Roma, referente ao Fascismo?
7. O que é
anti-semitismo, referente ao Nazismo?
8. Qual
fato marcou o início da Segunda Guerra Mundial?
9. Na II
Guerra Mundial, as bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki foram consideradas
crimes de guerras, porque:
a) o conflito já tinha terminado em agosto de 1945 e a resistência japonesa era mínima em Pearl Harbour.
b) as bombas faziam parte de um esquema de testes militares.
c) os E.U.A. queriam impor o seu domínio à Alemanha.
d) os E.U.A. pretendiam deter o avanço dos soviéticos na Ásia.
e) as bombas tinham um único alvo: os japoneses no Pacífico.
a) o conflito já tinha terminado em agosto de 1945 e a resistência japonesa era mínima em Pearl Harbour.
b) as bombas faziam parte de um esquema de testes militares.
c) os E.U.A. queriam impor o seu domínio à Alemanha.
d) os E.U.A. pretendiam deter o avanço dos soviéticos na Ásia.
e) as bombas tinham um único alvo: os japoneses no Pacífico.
10. Em
torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a
correspondência:
1. Blitzkrieg ( ) Guerra relâmpago.
2. Kamikaze ( ) Cidade arrasada pela bomba atômica.
3. Os países da Aliança ( ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.
4. As nações do Eixo ( ) Inglaterra, França, União Soviética e Estados Unidos.
5. Nagasaki ( ) Japão, Itália e Alemanha.
11. Em
relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a) Hitler empreendeu implacável perseguição aos judeus, o Holocausto, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
c) Charles de Gaulle, líder da resistência francesa, foi o chefe do governo de Vichy ;
d) com o ataque alemão a base de Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;
a) Hitler empreendeu implacável perseguição aos judeus, o Holocausto, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
c) Charles de Gaulle, líder da resistência francesa, foi o chefe do governo de Vichy ;
d) com o ataque alemão a base de Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;
12. Além
dos judeus, que outros povos ou minorias foram perseguidos e enviados aos
campos de concentração na Alemanha Nazista? Dê a sua opinião sobre este fato.
Boa Prova!!!
Provas de História 8° ano
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
1° BIMESTRE
1.
Os africanos foram trazidos
do chamado continente negro para o Brasil em um fluxo de intensidade variável.
Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravos variam muito.
Estima-se que, entre 1550 e 1855, entraram pelos portos brasileiros 4 milhões
de escravos, na sua grande maioria jovens do sexo masculino.
(FAUSTO,
Boris. História do Brasil.
São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo,1995. p. 51.)
Marque
V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) Eram chamados quilombos os espaços
determinados para alojar os escravos destinados ao comércio e foram
fundamentais na estrutura produtiva dos engenhos de açúcar.
( ) O dia da consciência negra celebra a
assinatura da Lei Áurea no século XIX, que proclamou a liberdade dos escravos.
( ) Aos escravos só restava a rebeldia como
forma de reação, a qual se manifestava através do assassinato de feitores, das
fugas e até do suicídio. Não havia qualquer forma de negociação com vistas a
melhores condições de vida por parte dos negros.
( ) O Quilombo dos Palmares, organizado no
interior do atual Estado de Alagoas, é considerado o mais importante do período
colonial e foi liderado por Zumbi.
( ) No continente africano os vários povos
estavam divididos em etnias organizadas em tribos, clãs e reinos.
2.
Observe a imagem abaixo responda:
a)
Como
eram chamados os navios que transportavam os africanos até o Brasil?
b)
Como
eram as condições em que africanos ficavam durante a travessia?
c)
O
que os traficantes de escravos faziam para conseguir capturar africanos,
trazendo-os para o Brasil?
3.
Observe as imagens e responda:
a)
Como
os escravos eram tratados?
b)
Além,
de trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar, quais trabalhos eram
realizados por escravos homens e mulheres?
4. Marque a alternativa correta a
respeito do Quilombo dos Palmares.
a) Foi um grupo de escravos chefiados
por Zumbi e eram responsáveis por capturar indígenas.
b) Foi o maior quilombo do Brasil e
deu origem à cidade de Salvador.
c) Foi o maior exemplo de resistência
dos negros e foi destruído pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.
d) Foi destruído pelo chefe do
quilombo rival, Zumbi.
- Sobre
o bandeirismo, marque a alternativa correta:
a)
Serviam
unicamente para aprisionar indígenas fugitivos.
b)
Serviam
para capturar escravos fugidos e também para procurar pedras preciosas no
interior do Brasil.
c)
Eram
expedições que se encarregavam de aumentar as fronteiras do Brasil.
d)
Eram
expedições que fundavam novas cidades pelo país.
- Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?
a) Expedições financiadas pela Coroa
que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.
b) Movimento de fundo catequético,
liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.
c) Expedições particulares que
apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.
d) Empresas organizadas com o
objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas.
- A
expansão do território das terras portuguesas na América se deu, entre
outros fatores, pela ação das entradas e das bandeiras. Sobre essas
expedições, é CORRETO afirmar que:
a) A relação entre bandeirantes e povos indígenas era extremamente pacífica.
b) As bandeiras ocorreram apenas na região norte do País.
c) Os jesuítas nunca entraram em confronto com os bandeirantes e até ajudavam na conquista de povos indígenas.
d) Nunca existiu uma bandeira com o objetivo de acabar com quilombos.
e) Entre os objetivos dos bandeirantes estavam a caça de indígenas e a procura de metais preciosos.
Boa prova!
Boa
Prova!
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
8° Ano
1. Escreva nos quadros abaixo, as classes sociais pertencentes a cada estado, de acordo com a sociedade francesa pré-revolução:
1°
Estado
|
2°
Estado
|
3°
Estado
|
2.
Podemos
apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:
a)
As
guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
b)
A grande
influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da
França.
c)
As fraudes eleitorais que existiam na França
durante as eleições para monarca e ministros.
d)
A revolta
de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores
urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.
3.
A
Revolução Francesa representou um marco na História Ocidental por seu caráter
de ruptura em relação ao Antigo Regime.
Entre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:
a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra os privilégios do clero e da nobreza;
b) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial;
c) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert;
d) o apoio da Monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza;
Entre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:
a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra os privilégios do clero e da nobreza;
b) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial;
c) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert;
d) o apoio da Monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza;
4.
Comente
sobre o período conhecido como “fase do terror”.
5.
A
Revolução Francesa teve como última fase o Diretório. O que aconteceu neste
período?
6.
O
que podemos concluir sobre o final da Revolução Francesa? Seus objetivos foram
alcançados?
7.
O golpe de Estado que ocorreu no dia 10 de novembro de 1799 marcou o
final do processo revolucionário na França e o início de um novo período
denominado:
a) Era Napoleônica
b) Era revolucionária
c) Marco revolucionário
d) Período revolucionário
8.
O governo de Napoleão Bonaparte pode ser periodizado em consulado,
império e:
a)
Monarquia
b)
Militarismo
c)
governo dos cem dias
d)
comunismo
9.
Assinale a alternativa que
apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou
uma consolidação das idéias da Revolução Francesa.
a) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado
pelos seus generais e pela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova
elite do país.
b) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do
período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.
c) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o
princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão.
d) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada,
pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.
10. Caracterize o bloqueio continental,
realizado por Napoleão Bonaparte.
AVALIAÇÃO
BIMESTRAL DE HISTÓRIA
2° Bimestre
- Poucos anos após a descoberta do ouro e outras pedra preciosas no Brasil, Portugal criou a Intendência das Minas. Para quê estes órgão foi criado?
- O que era o “quinto”?
- O que foi a “corrida do
ouro”?
- O deslocamento
do eixo econômico do Brasil-Colônia do Nordeste para o Centro-Sul no
século XVIII deveu-se:
a) ao açúcar
b) à mineração;
c) à pecuária;
d) ao pau-brasil;
e) ao café. - No
final do século XVII todas as minas de ouro no Brasil pertenciam a
Portugal, o trabalho, entretanto, era realizado pelos:
a) Emboabas
b) Escravos Negros
c) Índios
d) Espanhóis
e) paulistas
- Utilizando
as palavras abaixo, complete adequadamente as lacunas do texto.
porto - urbana - cidades - açucareira - comerciais - Rio de Janeiro - ouro - interno - moedas - capital
A mineração alterou o perfil da colônia. Ao contrário da sociedade _____________ do Nordeste, que tinha uma característica rural, a vida social e conômica nas minas estava centrada nas ______________, onde se aglomeravam milhares de pessoas. A mineração estimulou, portanto, a expansão da vida _____________. A necessidade de abastecer a região das minas com diferentes mercadorias levou ao surgimento de rotas ________________ ligando as cidades mineiras a outras regiões da colônia. Em outras palavras, o ouro contribuiu para desenvolver o mercado ______________ na colônia. Com o incremento do comércio, cresceu também o volume de ______________ em circulação na América portuguesa. Do ponto de vista político, a riqueza trazida pelo _______ levou à transferência da ______________ para a cidade do _________________________, local mais próximo das minas e onde se localizava o ______________ mais movimentado da colônia. - Relacione:
(a) Casa de fundição.
(b) Quinto
(c) Intendências nas
minas
(d) Ouro de aluvião
(e) Derrama
(f) Mão de obra
utilizada na exploração do ouro
(g) Meio de
transporte utilizado para levar o ouro para a capital e trazer alimento para a
região.
(h) Dono das jazidas
de ouro (pela lei de Portugal)
( ) Rei.
( ) tropas de mulas.
( ) escravos africanos.
( ) Principal imposto sobre o ouro.
( ) Órgão responsável pela administração
mineradora.
( ) Ouro encontrado na superfície.
( ) Cobrança violenta dos impostos atrasados.
( ) Com a sua criação,Portugal procurava
evitar o contrabando do ouro.
- Podemos afirmar sobre o
período da mineração no Brasil que:
a) atraídos pelo ouro, vieram para o
Brasil, aventureiros de toda espécie, que inviabilizavam a mineração.
b) a exploração das minas de ouro só
trouxe benefícios para Portugal.
c) a mineração deu origem a uma
classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil.
d) o ouro beneficiou apenas a
Inglaterra, que financiou sua exploração.
9. Como estava dividida a sociedade mineradora?
10. A exploração do ouro e pedra preciosas,
continuou em alta ou em algum momento começou a diminuir?Explique.
Boa Prova!!!
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