terça-feira, 30 de julho de 2013

Cruzadinhas

Cruzadinha com perguntas de História para 6° ano, com o conteúdo de Introdução à História e o Tempo na História. Para quem estiver estudando para o Enem e outros vestibulares, a realização da cruzadinha como passatempo, também é válida!


segunda-feira, 29 de julho de 2013

Provas de História 9° ano

Avaliação Bimestral de História
Guerra Fria




A guerra fria foi caracterizada pela disputa entre Estados Unidos e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), principalmente a Rússia, após a Segunda Guerra Mundial, onde ambos os países tentavam mostrar a superioridade de seus respectivos sistemas econômicos.
O mundo acabou sendo “dividido” em dois blocos: O capitalista, dominado pelos norte-americanos, e o socialista, comandado pelos soviéticos. Sendo assim este período também ficou marcado pela corrida armamentista que durante 40 anos deixou o mundo diante da ameaça de uma guerra nuclear. O termo “Guerra Fria”, se dá pelo fato de que os países envolvidos não se confrontaram com armas, mas sim com ações políticas e científicas, que mostravam ao mundo que tanto os EUA quanto a URSS, tinham poder de guerra e científico para “dominar e acabar” com qualquer um que os confrontasse.

Um dos principais marcos da Guerra Fria foi a corrida espacial, uma das mais importantes disputas entre a URSS e os EUA, visando a conquista do espaço. O primeiro marco dessa disputa foi o primeiro ser vivo a ser mandado para o espaço, a cadela Laika, enviada pela URSS, em 1957. Já o primeiro ser humano a ser enviado, foi o russo Yuri Gagarin, em 1961. Os Estados Unidos no entanto conseguiu colocar o primeiro homem no espaço a pisar na Lua, e foi em 1969 que Neil Armstrong e Edwin Aldrin caminharam em solo lunar. Apesar disso, até hoje há quem afirme que a visita do Homem a Lua não passou de uma farsa, visto que, mais de 40 anos depois, nenhum outro ser humano pisou em terreno lunar.

1.O que foi a Guerra Fria?

2. Durante a Guerra Fria o mundo foi dividido em dois blocos. Quais foram eles e qual país representava cada um desses blocos?

3. Por que este período recebeu o nome Guerra Fria?

4. O que foi a corrida espacial entre EUA e URSS?

5. A Guerra Fria significou:
a) o Início da II Guerra Mundial.
b) um plano dos Estados Unidos para combater o terrorismo no Oriente Médio.
c) uma guerra pelo domínio da Antártica.
d) um conflito entre as duas maiores potências posteriormente à II guerra mundial: Estados Unidos e União Soviética.
e) plano dos Estados Unidos para diminuir a onda crescente de desemprego no seu país.

6. Sobre a Guerra, é correto afirmar que:
a) houve uma guerra direta e sangrenta entre Estados Unidos e União Soviética.
b) países subdesenvolvidos ficaram à parte desse conflito
c) ó conflito teve como pilar central a Ásia.
d) a guerra fria foi marcada pela busca de novas áreas de influência em todo o Globo.
e) por várias vezes foram utilizadas armas nucleares.

7. O período citado no texto e conhecido por “Guerra Fria” pode ser definido como aquele momento histórico em que houve


a)Corrida armamentista entre as potências imperialistas européias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.

b)Domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
c)Choque ideológico entre a Alemanha Nazista / União Soviética Stalinista, durante os anos 30.
d)Disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
e)Constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.


8. Qual das alternativas abaixo explica melhor a expressão "Guerra Fria".
a) Guerra entre EUA e URSS onde as batalhas ocorreram em áreas de clima frio.
b) Guerra ocorrida na década de 1950, entre EUA e URSS, em que ocorreu uso de armas nucleares.
c) Disputa ideológica entre os Estados Unidos (capitalismo) e a URSS (socialismo) sem guerras de fato, ou seja, sem embate militar direto entre os dois países.
d) Disputa ideológica entre Alemanha e Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial.

9. Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, afirmou em 1947:
“Um dos modos de vida se baseia na vontade da maioria e distingue-se pelas instituições livres, pelo governo representativo (...). O segundo modo de vida baseia-se na vontade de uma minoria, imposta pela força à maioria. (...). Acredito que a política dos Estados Unidos deve ser a de apoiar os povos livres que estão resistindo à subjugação tentada por minorias armadas ou por pressões vindas de fora.”
(Harold Syrett, Documentos históricos dos Estados Unidos)
O “segundo modo de vida” a que o presidente norte-americano se refere é o
a) comunista.
b) neoliberal.
c) fundamentalista.
d) capitalista.

10. Observe novamente a imagem no início da prova e escreva o que ela representa




AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
1° BIMESTRE

  1. Quais motivos contribuíram para acontecer a Primeira Guerra Mundial (1914 à 1918)?

  1. O que foi a “paz armada”?

  1. Marque a alternativa incorreta sobre a Primeira Guerra Mundial:
a)    A Itália começou a guerra na Tríplice Entente, passando em seguida para a Tríplice Aliança, ficando ao lado da Alemanha e Império Áustro-Húngaro.
b)    Na Primeira Guerra também foram utilizadas as primeiras bombas atômicas.
c)    A primeira Guerra Mundial era chamada de Grande Guerra.
d)    A guerra contou com inovações tecnológicas como os aviões de guerra, encouraçados, tanques e armas químicas.

  1. Marque a alternativa incorreta referente à Primeira Guerra:
a)    No meio do conflito, os Estados Unidos entrou na guerra, ao lado da Tríplice Entente.
b)    O Japão também entrou no meio do conflito, tomando a região da Manchúria, que pertencia à China.
c)    O Império-Áustro Húngaro após a guerra, deixou de existir em em seu lugar surgiram outros países como Polônia e Áustria.
d)     A Tríplice Aliança saiu vitoriosa da grande guerra.

5.    Ao final da guerra, foi realizado o Tratado de Versalhes. Quais conseqüências este tratado teve para a Alemanha?

6.    Qual relação podemos traçar entre o Tratado de Versalhes e a Segunda Guerra Mundial?


7.    Sobre a Revolução Russa de 1917, é incorreto afirmar que:
a)    Lênin preside o Conselho dos Comissários do Povo, que reuniu todos os sovietes russos.
b)    O Exército Vermelho, ou Bolcheviques, eram maioria na revolução.
c)    Lênin enviou soldados russos para a Primeira Guerra Mundial.
d)    O regime czarista foi extinto e instaurada uma república socialista.


8.    O trecho a seguir é parte da carta do povo russo ao czar Nicolau II. O documento não chegou a ser entregue a ele, pois o czar mandou fuzilar os manifestantes. Leia e em seguida responda:

“Majestade.Nós, trabalhadores e habitantes de São Petersburgo , nossas mulheres, nossos, nossos filhos e nossos parentes velhos e desamparados, vimos à vossa presença, majestade, buscar verdade, justiça e proteção. Fomos transformados em pedintes, somos oprimidos, estamos à beira da morte. [...] Paramos o trabalho e dissemos aos nossos patrões que não recomeçaremos enquanto não aceitarem nossas reivindicações. Não pedimos muito: a redução da jornada trabalho para oito horas, o estabelecimento de um salário mínimo de um rublo por dia e a abolição do trabalho extraordinário.[...]
a)    Como ficou conhecido o dia em que aconteceu este episódio?


b)    Como se encontrava a situação dos trabalhadores russos naquele ano de 1905?

9.  Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
a) trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.
b) trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.
c) agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
d)  boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero
10.  O retorno a uma semi-economia de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada.
(Martin Malia. Entender a Revolução Russa.)

O trecho apresentado refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual:
a) o Estado soviético implementa a Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades econômicas e sociais advindas do Comunismo de Guerra.
b) o partido bolchevista promove um processo de abertura política, instaurando um regime político democrático e pluripartidário.
c) o governo leninista, enfraquecido pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à tradicional nobreza czarista.
d) o Estado soviético aplica uma política de planificação econômica e de coletivização de terras denominada de Planos Qüinqüenais.
e) o conflito entre facções dentro do Estado resulta na oposição do partido bolchevista ao ideário socialista.
11.  Sobre o fim da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) Os países da Tríplice Aliança venceram o conflito e retomaram o controle de diversos territórios na Europa, Ásia e África.
b) Embora derrotados, Alemanha e Império Austro-Húngaro não sofreram punições e restrições militares.
c) Os países da Tríplice Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o Tratado de Versalhes, que impôs severas punições e restrições aos derrotados, principalmente à Alemanha.
d) Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, os países da Tríplice Entente, principalmente Rússia e Grã-Bretanha, sofreram com uma forte crise econômica nas três décadas seguintes.



Boa Prova!!!

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
2° Bimestre


1.  Os regimes totalitários, que polarizaram a política européia no período entre-guerras (1919-1939), apresentavam muitos aspectos comuns, conservando cada um suas peculiaridades. Assinale V (Verdadeiro) para os aspectos que caracterizam o Nazismo e F para Falso.
(    ) Ocorreu na Alemanha.
(    ) Racismo.
(    ) Anti-semitismo.
(    ) Internacionalismo.
(    ) Antimarxismo.

2. O Nazismo e o Fascismo surgiram (marque apenas uma alternativa):
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização, após a Primeira Guerra Mundial.
b) da esperança de conseguir estabilidade na união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas.
c) com a instituição do parlamentarismo da Itália e na Alemanha, agregando partidos populares.
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas.

3. Considere as seguintes afirmações:
I. nacionalismo e unitarismo;
II. controle estatal da imprensa, educação, teatro, cinema, rádio e muitos setores da produção e do comércio;
III. economia dirigida, visando às indústrias de guerra e fim do desemprego;
IV. militarismo e "espaço vital".

I, II, III, IV identificam características do Estado:
a) nazista.
b) liberal.
c) absolutista.
d) democrático.

4.  Quais dos fatores a seguir contribuíram para a ascensão do fascismo na Itália, durante a década de 1920?
a) antinacionalismo e ascensão dos operários
b) crescimento econômico e fortalecimento do poder do rei
c) ascensão do campesinato e expansão colonial
d) extremo nacionalismo e crise econômica

5. Cite três características semelhantes no Fascismo e no Nazismo.

6. O que foi a Marcha sobre Roma, referente ao Fascismo?


7. O que é anti-semitismo, referente ao Nazismo?


8. Qual fato marcou o início da Segunda Guerra Mundial?


9. Na II Guerra Mundial, as bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki foram consideradas crimes de guerras, porque:
a) o conflito já tinha terminado em agosto de 1945 e a resistência japonesa era mínima em Pearl Harbour.
b) as bombas faziam parte de um esquema de testes militares.
c) os E.U.A. queriam impor o seu domínio à Alemanha.
d) os E.U.A. pretendiam deter o avanço dos soviéticos na Ásia.
e) as bombas tinham um único alvo: os japoneses no Pacífico.

10. Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:

1. Blitzkrieg                                                      (   ) Guerra relâmpago.
2. Kamikaze                                                      (   ) Cidade arrasada pela bomba atômica.
3. Os países da Aliança                                     (   ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.
4. As nações do Eixo                                         (   ) Inglaterra, França, União Soviética e Estados Unidos.
5. Nagasaki                                                        (   ) Japão, Itália e Alemanha.

11. Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a) Hitler empreendeu implacável perseguição aos judeus, o Holocausto, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
c) Charles de Gaulle, líder da resistência francesa, foi o chefe do governo de Vichy ;
d) com o ataque alemão a base de Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;

12. Além dos judeus, que outros povos ou minorias foram perseguidos e enviados aos campos de concentração na Alemanha Nazista? Dê a sua opinião sobre este fato.


 Boa Prova!!!

Provas de História 8° ano

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
1° BIMESTRE

1. Os africanos foram trazidos do chamado continente negro para o Brasil em um fluxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravos variam muito. Estima-se que, entre 1550 e 1855, entraram pelos portos brasileiros 4 milhões de escravos, na sua grande maioria jovens do sexo masculino.
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo,1995. p. 51.)
Marque V para Verdadeiro e F para Falso:

(    ) Eram chamados quilombos os espaços determinados para alojar os escravos destinados ao comércio e foram fundamentais na estrutura produtiva dos engenhos de açúcar.
(      ) O dia da consciência negra celebra a assinatura da Lei Áurea no século XIX, que proclamou a liberdade dos escravos.
(      ) Aos escravos só restava a rebeldia como forma de reação, a qual se manifestava através do assassinato de feitores, das fugas e até do suicídio. Não havia qualquer forma de negociação com vistas a melhores condições de vida por parte dos negros.
(      ) O Quilombo dos Palmares, organizado no interior do atual Estado de Alagoas, é considerado o mais importante do período colonial e foi liderado por Zumbi.
(      ) No continente africano os vários povos estavam divididos em etnias organizadas em tribos, clãs e reinos.

2. Observe a imagem abaixo responda:

a)    Como eram chamados os navios que transportavam os africanos até o Brasil?

b)    Como eram as condições em que africanos ficavam durante a travessia?

c)    O que os traficantes de escravos faziam para conseguir capturar africanos, trazendo-os para o Brasil?


3.  Observe as imagens e responda:

a)    Como os escravos eram tratados?

b)    Além, de trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar, quais trabalhos eram realizados por escravos homens e mulheres?

4. Marque a alternativa correta a respeito do Quilombo dos Palmares.
a) Foi um grupo de escravos chefiados por Zumbi e eram responsáveis por capturar indígenas.
b) Foi o maior quilombo do Brasil e deu origem à cidade de Salvador.
c) Foi o maior exemplo de resistência dos negros e foi destruído pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.
d) Foi destruído pelo chefe do quilombo rival, Zumbi.

  1. Sobre o bandeirismo, marque a alternativa correta:
a)    Serviam unicamente para aprisionar indígenas fugitivos.
b)    Serviam para capturar escravos fugidos e também para procurar pedras preciosas no interior do Brasil.
c)    Eram expedições que se encarregavam de aumentar as fronteiras do Brasil.
d)    Eram expedições que fundavam novas cidades pelo país.

  1. Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?

a) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.
b) Movimento de fundo catequético, liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.
c) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.
d) Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas.

  1. A expansão do território das terras portuguesas na América se deu, entre outros fatores, pela ação das entradas e das bandeiras. Sobre essas expedições, é CORRETO afirmar que:

a) A relação entre bandeirantes e povos indígenas era extremamente pacífica.
b) As bandeiras ocorreram apenas na região norte do País.
c) Os jesuítas nunca entraram em confronto com os bandeirantes e até ajudavam na conquista de povos indígenas.
d) Nunca existiu uma bandeira com o objetivo de acabar com quilombos.
e) Entre os objetivos dos bandeirantes estavam a caça de indígenas e a procura de metais preciosos.
Boa prova!


AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
8° Ano

1.   Escreva nos quadros abaixo, as classes sociais pertencentes a cada estado, de acordo com a sociedade francesa pré-revolução:


1° Estado
2° Estado
3° Estado





2.     Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:

a)    As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
b)    A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
c)     As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
d)    A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.

3.    A Revolução Francesa representou um marco na História Ocidental por seu caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime.

Entre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:

a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra os privilégios do clero e da nobreza;
b) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial;
c) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert;
d) o apoio da Monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza;

4.    Comente sobre o período conhecido como “fase do terror”.

5.    A Revolução Francesa teve como última fase o Diretório. O que aconteceu neste período?

6.    O que podemos concluir sobre o final da Revolução Francesa? Seus objetivos foram alcançados?

7.    O golpe de Estado que ocorreu no dia 10 de novembro de 1799 marcou o final do processo revolucionário na França e o início de um novo período denominado:

a)    Era Napoleônica
b)     Era revolucionária
c)     Marco revolucionário
d)     Período revolucionário

8.    O governo de Napoleão Bonaparte pode ser periodizado em consulado, império e:

a)    Monarquia
b)    Militarismo
c)    governo dos cem dias
d)    comunismo

9.     Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das idéias da Revolução Francesa.


a) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.
b) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.
c) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
d) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.

10.  Caracterize o bloqueio continental, realizado por Napoleão Bonaparte.

 Boa Prova!


AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
2° Bimestre
  1. Poucos anos após a descoberta do ouro e outras pedra preciosas no Brasil, Portugal criou a Intendência das Minas. Para quê estes órgão foi criado? 
  2. O que era o “quinto”? 
  3. O que foi a “corrida do ouro”? 
  4. O deslocamento do eixo econômico do Brasil-Colônia do Nordeste para o Centro-Sul no século XVIII deveu-se:

    a) ao açúcar
    b) à mineração;
    c) à pecuária;
    d) ao pau-brasil;
    e) ao café.
  5. No final do século XVII todas as minas de ouro no Brasil pertenciam a Portugal, o trabalho, entretanto, era realizado pelos:
a) Emboabas
b) Escravos Negros
c) Índios
d) Espanhóis
e) paulistas
  1. Utilizando as palavras abaixo, complete adequadamente as lacunas do texto.

    porto - urbana - cidades - açucareira - comerciais - Rio de Janeiro - ouro - interno - moedas - capital

    A mineração alterou o perfil da colônia. Ao contrário da sociedade _____________ do Nordeste, que tinha uma característica rural, a vida social e conômica nas minas estava centrada nas ______________, onde se aglomeravam milhares de pessoas. A mineração estimulou, portanto, a expansão da vida _____________. A necessidade de abastecer a região das minas com diferentes mercadorias levou ao surgimento de rotas ________________ ligando as cidades mineiras a outras regiões da colônia. Em outras palavras, o ouro contribuiu para desenvolver o mercado ______________ na colônia. Com o incremento do comércio, cresceu também o volume de ______________ em circulação na América portuguesa. Do ponto de vista político, a riqueza trazida pelo _______ levou à transferência da ______________ para a cidade do _________________________, local mais próximo das minas e onde se localizava o ______________ mais movimentado da colônia.
  2. Relacione:


(a) Casa de fundição.
(b) Quinto
(c) Intendências nas minas
(d) Ouro de aluvião
(e) Derrama
(f) Mão de obra utilizada na exploração do ouro
(g) Meio de transporte utilizado para levar o ouro para a capital e trazer alimento para a região.
(h) Dono das jazidas de ouro (pela lei de Portugal)


(   ) Rei.
(   ) tropas de mulas.
(   ) escravos africanos.
(   ) Principal imposto sobre o ouro.
(   ) Órgão responsável pela administração mineradora.
(   ) Ouro encontrado na superfície.
(   ) Cobrança violenta dos impostos atrasados.
(   ) Com a sua criação,Portugal procurava evitar o contrabando do ouro.


  1. Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que:
a) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil, aventureiros de toda espécie, que inviabilizavam a mineração.
b) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.
c) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil.
d) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.

9. Como estava dividida a sociedade mineradora? 
10. A exploração do ouro e pedra preciosas, continuou em alta ou em algum momento começou a diminuir?Explique. 

 Boa Prova!!!