Há quem diga que "quem vive de passado é museu". Pois bem, o museu além de "viver do passado", guardando e conservando a história e cultura de nações e povos, é aquele lugar mágico, onde o passado se transforma em presente, onde a curiosidade e a vontade de voltar no tempo se fundem, onde dá uma saudade estranha, daquilo que nem sequer vivemos.
Viajar no tempo, conhecer melhor fatos e personagens históricos, sejam eles famosos ou anônimos, sentir aquela curiosidade boa e despertar interesses por determinados temas, enfim, são muitos os motivos para fazermos uma visitinha aos museus pelo mundo a fora!
Envolvidos nesta atmosfera, que eu e meus alunos do 7° ano do Bairro dos Limas, da cidade de Pedra Bela-SP, visitamos o Museu Oswaldo Russomano, em Bragança Paulista-SP, no finalzinho do ano letivo de 2013.
Além do acervo de mais de 3 mil peças (entre objetos domésticos, objetos pessoais, armamentos, instrumentos musicais, artefatos pré-históricos e artefatos indígenas, móveis, fotografias, livros, etc.) na ocasião em que fomos, o museu recebia a exposição "Os Maias - Civilização e cultura na América pré-colombiana", com réplicas de peças da arte maia.
Eu mesma me surpreendi com a quantidade, a qualidade e a conservação do acervo do Museu Oswaldo Russomano! Moro em Bragança Paulista há menos de 2 anos e somente dias antes desta nossa visita ao museu, o mesmo foi reaberto, pois havia passado quase 2 anos fechado. Então foi novidade tanto pra mim quanto, para os alunos, como também para a professora de inglês Thaís, que nos acompanhou.
Quem mora em São Paulo ou aqui na região bragantina, recomendo que visitem o Museu Oswaldo Russomano! E para quem mora longe, quando vier um dia para estas bandas, não deixe de ir! Outra dica é o Museu do Telefone (falarei sobre ele em outro post), que também é muito legal, com um acervo riquíssimo!
Eis alguns registros da nossa visita, espero que os inspirem!