1.
Houve
importantes melhorias na agricultura, no final da Idade Média. Comente abaixo
sobre:
a)
A
rotação trienal:
b)
O
atrelamento dos cavalos às charruas (arados):
a) Qual acontecimento típico do final da Idade Média, está sendo retratado
na imagem?
b) Como elas surgiram?
c) Elas existem até hoje? E são parecidas com as daquele tempo?
3.
Sobre
as Cruzadas, marque V pra verdadeiro
ou F para falso:
( ) Foram expedições militares destinadas a
conquistar lugares sagrados do cristianismo, em poder dos muçulmanos.
( ) Foram movimentos que combatiam a guerra
santa.
( ) A mentalidade antiguerreira dos nobres
feudais foi um dos grande obstáculos à constituição das cruzadas.
(
) A motivação religiosa, o
espírito guerreiro dos nobres feudais e os interesses comerciais
podem ser citados entre as causas das
cruzadas.
( )
Foram organizadas oito Cruzadas entre os anos de 1096 a 1270.
a)
Como
era transmitida?
b)
Por
que ela se espalhou rapidamente?
5.
O
que eram as rotas comerciais? E quais eram seus dois tipos?
6. O
Renascimento foi um movimento da História em que ocorreram muitos progressos e
incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que
superaram a herança clássica.
Considerando o texto acima a respeito do
Renascimento, escreva V para verdadeiro e F para falso:
( ) O texto diz que o Renascimento só
contribuiu para o desenvolvimento humano no
campo das artes.
( ) No Renascimento o ser humano se
libertou dos fantasmas religiosos e teve a
convicção de que também tinha valor.
(
) No Renascimento a arte deixou de ser anônima e se
tornou individual, ou seja, só
um artista poderia realizá-la.
( )
A arte do Renascimento fez com que o observador a admirasse como um todo, ou
seja, com um olhar geral sobre a obra.
7. Qual dos países abaixo é considerado o berço do
Renascimento?
a) França
b) Itália
c) Espanha
d) Holanda
8. Na Itália Renascentista quem eram os mecenas?
a) Governantes que atuavam como artistas, fazendo
esculturas e pinturas.
b) Pintores que ajudavam financeiramente os
burgueses da época.
c) Burgueses e governantes que protegiam e patrocinavam
financeiramente os artistas renascentistas.
d) Religiosos que perseguiam os artísticas que
faziam obras de arte que criticavam os fundamentos da Igreja Católica.
9. Escreva sobre as características do
Renascimento:
a)Antropocentrismo:
b)Racionalismo:
GABARITO:
1. a) A rotação trienal consiste na divisão do terreno em três partes, dentre as quais uma, fica sempre eu repouso enquanto as outras duas recebem diferentes plantios. Durante um período de tempo, referente ao período de cultivo, a parte de terreno que estava em repouso passa a receber uma plantação. Um dos dois que havia sido cultivado, ficará em repouso. Assim, cada parte do terreno terá a sua vez de ficar em repouso, para que o solo não fique sobrecarregado.
b) O atrelamento dos cavalos às charruas passou a ser feito a partir do tòrax do animal e não a partir de seu pescoço, como era realizado anteriormente. Com isso, puxado pelo tórax, aumenta-se o rendimento do animal ao puxar a charrua.
2. a) As feiras medievais.
b) Elas surgiram a partir dos encontros entre as rotas comerciais.
c) Há mais semelhanças do que diferenças. Uma das semelhanças é que as feiras atuais continuam a abranger uma grande variedade de mercadorias, envolvendo uma diversidade de pessoas. Hoje em dia também existem as feiras de trocas, assim como na Idade Média, quando o uso da moeda, em detrimento da troca, passou por um período de desuso.
3. V, F, F, V, F.
4. a) Era transmitida ao ser humano através da picada de pulgas, que por sua vez, haviam picado ratos contaminados.
b) Acredita-se que a doença se espalhou-se rapidamente devido às más condições de higiene, bem como à grande circulação de pessoas, tais como comerciantes e cruzados, entre a Ásia e a Europa.
5. As rotas comerciais eram caminhos pelos quais seguiam os comerciantes no final da Idade Média, entre a Ásia e a Europa. Haviam as rotas terrestres e as rotas marítimas.
6. F, V, F, V.
7. b
8. c
9. a) Princípio que defendia a importância do ser humano em meio à natureza, aos demais animais e perante as religiões. Antropo = homem, ser humano; centrismo= no centro.
b) Princípio que defende o pensamento e a reflexão como maneiras de se chegar ao conhecimento e à elevação do espírito.
1. a) A rotação trienal consiste na divisão do terreno em três partes, dentre as quais uma, fica sempre eu repouso enquanto as outras duas recebem diferentes plantios. Durante um período de tempo, referente ao período de cultivo, a parte de terreno que estava em repouso passa a receber uma plantação. Um dos dois que havia sido cultivado, ficará em repouso. Assim, cada parte do terreno terá a sua vez de ficar em repouso, para que o solo não fique sobrecarregado.
b) O atrelamento dos cavalos às charruas passou a ser feito a partir do tòrax do animal e não a partir de seu pescoço, como era realizado anteriormente. Com isso, puxado pelo tórax, aumenta-se o rendimento do animal ao puxar a charrua.
2. a) As feiras medievais.
b) Elas surgiram a partir dos encontros entre as rotas comerciais.
c) Há mais semelhanças do que diferenças. Uma das semelhanças é que as feiras atuais continuam a abranger uma grande variedade de mercadorias, envolvendo uma diversidade de pessoas. Hoje em dia também existem as feiras de trocas, assim como na Idade Média, quando o uso da moeda, em detrimento da troca, passou por um período de desuso.
3. V, F, F, V, F.
4. a) Era transmitida ao ser humano através da picada de pulgas, que por sua vez, haviam picado ratos contaminados.
b) Acredita-se que a doença se espalhou-se rapidamente devido às más condições de higiene, bem como à grande circulação de pessoas, tais como comerciantes e cruzados, entre a Ásia e a Europa.
5. As rotas comerciais eram caminhos pelos quais seguiam os comerciantes no final da Idade Média, entre a Ásia e a Europa. Haviam as rotas terrestres e as rotas marítimas.
6. F, V, F, V.
7. b
8. c
9. a) Princípio que defendia a importância do ser humano em meio à natureza, aos demais animais e perante as religiões. Antropo = homem, ser humano; centrismo= no centro.
b) Princípio que defende o pensamento e a reflexão como maneiras de se chegar ao conhecimento e à elevação do espírito.
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