segunda-feira, 29 de julho de 2013

Provas de História 8° ano

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
1° BIMESTRE

1. Os africanos foram trazidos do chamado continente negro para o Brasil em um fluxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravos variam muito. Estima-se que, entre 1550 e 1855, entraram pelos portos brasileiros 4 milhões de escravos, na sua grande maioria jovens do sexo masculino.
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo,1995. p. 51.)
Marque V para Verdadeiro e F para Falso:

(    ) Eram chamados quilombos os espaços determinados para alojar os escravos destinados ao comércio e foram fundamentais na estrutura produtiva dos engenhos de açúcar.
(      ) O dia da consciência negra celebra a assinatura da Lei Áurea no século XIX, que proclamou a liberdade dos escravos.
(      ) Aos escravos só restava a rebeldia como forma de reação, a qual se manifestava através do assassinato de feitores, das fugas e até do suicídio. Não havia qualquer forma de negociação com vistas a melhores condições de vida por parte dos negros.
(      ) O Quilombo dos Palmares, organizado no interior do atual Estado de Alagoas, é considerado o mais importante do período colonial e foi liderado por Zumbi.
(      ) No continente africano os vários povos estavam divididos em etnias organizadas em tribos, clãs e reinos.

2. Observe a imagem abaixo responda:

a)    Como eram chamados os navios que transportavam os africanos até o Brasil?

b)    Como eram as condições em que africanos ficavam durante a travessia?

c)    O que os traficantes de escravos faziam para conseguir capturar africanos, trazendo-os para o Brasil?


3.  Observe as imagens e responda:

a)    Como os escravos eram tratados?

b)    Além, de trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar, quais trabalhos eram realizados por escravos homens e mulheres?

4. Marque a alternativa correta a respeito do Quilombo dos Palmares.
a) Foi um grupo de escravos chefiados por Zumbi e eram responsáveis por capturar indígenas.
b) Foi o maior quilombo do Brasil e deu origem à cidade de Salvador.
c) Foi o maior exemplo de resistência dos negros e foi destruído pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.
d) Foi destruído pelo chefe do quilombo rival, Zumbi.

  1. Sobre o bandeirismo, marque a alternativa correta:
a)    Serviam unicamente para aprisionar indígenas fugitivos.
b)    Serviam para capturar escravos fugidos e também para procurar pedras preciosas no interior do Brasil.
c)    Eram expedições que se encarregavam de aumentar as fronteiras do Brasil.
d)    Eram expedições que fundavam novas cidades pelo país.

  1. Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?

a) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.
b) Movimento de fundo catequético, liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.
c) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.
d) Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas.

  1. A expansão do território das terras portuguesas na América se deu, entre outros fatores, pela ação das entradas e das bandeiras. Sobre essas expedições, é CORRETO afirmar que:

a) A relação entre bandeirantes e povos indígenas era extremamente pacífica.
b) As bandeiras ocorreram apenas na região norte do País.
c) Os jesuítas nunca entraram em confronto com os bandeirantes e até ajudavam na conquista de povos indígenas.
d) Nunca existiu uma bandeira com o objetivo de acabar com quilombos.
e) Entre os objetivos dos bandeirantes estavam a caça de indígenas e a procura de metais preciosos.
Boa prova!


AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
8° Ano

1.   Escreva nos quadros abaixo, as classes sociais pertencentes a cada estado, de acordo com a sociedade francesa pré-revolução:


1° Estado
2° Estado
3° Estado





2.     Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:

a)    As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
b)    A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
c)     As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
d)    A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.

3.    A Revolução Francesa representou um marco na História Ocidental por seu caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime.

Entre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:

a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra os privilégios do clero e da nobreza;
b) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial;
c) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert;
d) o apoio da Monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza;

4.    Comente sobre o período conhecido como “fase do terror”.

5.    A Revolução Francesa teve como última fase o Diretório. O que aconteceu neste período?

6.    O que podemos concluir sobre o final da Revolução Francesa? Seus objetivos foram alcançados?

7.    O golpe de Estado que ocorreu no dia 10 de novembro de 1799 marcou o final do processo revolucionário na França e o início de um novo período denominado:

a)    Era Napoleônica
b)     Era revolucionária
c)     Marco revolucionário
d)     Período revolucionário

8.    O governo de Napoleão Bonaparte pode ser periodizado em consulado, império e:

a)    Monarquia
b)    Militarismo
c)    governo dos cem dias
d)    comunismo

9.     Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das idéias da Revolução Francesa.


a) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.
b) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.
c) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
d) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.

10.  Caracterize o bloqueio continental, realizado por Napoleão Bonaparte.

 Boa Prova!


AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
2° Bimestre
  1. Poucos anos após a descoberta do ouro e outras pedra preciosas no Brasil, Portugal criou a Intendência das Minas. Para quê estes órgão foi criado? 
  2. O que era o “quinto”? 
  3. O que foi a “corrida do ouro”? 
  4. O deslocamento do eixo econômico do Brasil-Colônia do Nordeste para o Centro-Sul no século XVIII deveu-se:

    a) ao açúcar
    b) à mineração;
    c) à pecuária;
    d) ao pau-brasil;
    e) ao café.
  5. No final do século XVII todas as minas de ouro no Brasil pertenciam a Portugal, o trabalho, entretanto, era realizado pelos:
a) Emboabas
b) Escravos Negros
c) Índios
d) Espanhóis
e) paulistas
  1. Utilizando as palavras abaixo, complete adequadamente as lacunas do texto.

    porto - urbana - cidades - açucareira - comerciais - Rio de Janeiro - ouro - interno - moedas - capital

    A mineração alterou o perfil da colônia. Ao contrário da sociedade _____________ do Nordeste, que tinha uma característica rural, a vida social e conômica nas minas estava centrada nas ______________, onde se aglomeravam milhares de pessoas. A mineração estimulou, portanto, a expansão da vida _____________. A necessidade de abastecer a região das minas com diferentes mercadorias levou ao surgimento de rotas ________________ ligando as cidades mineiras a outras regiões da colônia. Em outras palavras, o ouro contribuiu para desenvolver o mercado ______________ na colônia. Com o incremento do comércio, cresceu também o volume de ______________ em circulação na América portuguesa. Do ponto de vista político, a riqueza trazida pelo _______ levou à transferência da ______________ para a cidade do _________________________, local mais próximo das minas e onde se localizava o ______________ mais movimentado da colônia.
  2. Relacione:


(a) Casa de fundição.
(b) Quinto
(c) Intendências nas minas
(d) Ouro de aluvião
(e) Derrama
(f) Mão de obra utilizada na exploração do ouro
(g) Meio de transporte utilizado para levar o ouro para a capital e trazer alimento para a região.
(h) Dono das jazidas de ouro (pela lei de Portugal)


(   ) Rei.
(   ) tropas de mulas.
(   ) escravos africanos.
(   ) Principal imposto sobre o ouro.
(   ) Órgão responsável pela administração mineradora.
(   ) Ouro encontrado na superfície.
(   ) Cobrança violenta dos impostos atrasados.
(   ) Com a sua criação,Portugal procurava evitar o contrabando do ouro.


  1. Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que:
a) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil, aventureiros de toda espécie, que inviabilizavam a mineração.
b) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.
c) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil.
d) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.

9. Como estava dividida a sociedade mineradora? 
10. A exploração do ouro e pedra preciosas, continuou em alta ou em algum momento começou a diminuir?Explique. 

 Boa Prova!!!

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