Avaliação Bimestral de História
Guerra Fria
A guerra fria foi
caracterizada pela disputa entre Estados Unidos e URSS (União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas), principalmente a Rússia, após a Segunda
Guerra Mundial, onde ambos os países tentavam mostrar a
superioridade de seus respectivos sistemas econômicos.
O mundo acabou sendo
“dividido” em dois blocos: O capitalista,
dominado pelos norte-americanos, e o socialista, comandado
pelos soviéticos. Sendo assim este período também ficou marcado pela corrida
armamentista que durante 40 anos deixou o mundo diante da ameaça de uma guerra
nuclear. O termo “Guerra Fria”, se dá pelo fato de que os países envolvidos não
se confrontaram com armas, mas sim com ações políticas e científicas, que
mostravam ao mundo que tanto os EUA quanto a URSS, tinham poder de guerra e
científico para “dominar e acabar” com qualquer um que os confrontasse.
Um dos principais marcos da Guerra
Fria foi a corrida espacial, uma das mais importantes disputas entre a URSS e
os EUA, visando a conquista do espaço. O primeiro marco dessa
disputa foi o primeiro ser vivo a ser mandado para o espaço, a cadela Laika,
enviada pela URSS, em 1957. Já o primeiro ser humano a ser enviado, foi o russo Yuri Gagarin, em 1961. Os Estados
Unidos no entanto conseguiu colocar o primeiro homem no espaço a pisar na Lua,
e foi em 1969 que Neil Armstrong e Edwin Aldrin caminharam em solo lunar. Apesar
disso, até hoje há quem afirme que a visita do Homem a Lua não passou de uma
farsa, visto que, mais de 40 anos depois, nenhum outro ser humano pisou em
terreno lunar.
1.O
que foi a Guerra Fria?
2.
Durante a Guerra Fria o mundo foi dividido em dois blocos. Quais foram eles e
qual país representava cada um desses blocos?
3.
Por que este período recebeu o nome Guerra Fria?
4.
O que foi a corrida espacial entre EUA e URSS?
5.
A Guerra Fria
significou:
a) o Início da II Guerra Mundial.
b) um plano dos Estados Unidos para combater o terrorismo no Oriente
Médio.
c) uma guerra pelo domínio da Antártica.
d) um conflito entre as duas maiores potências posteriormente à II
guerra mundial: Estados Unidos e União Soviética.
e) plano dos Estados Unidos para diminuir a onda crescente de desemprego
no seu país.
6. Sobre a Guerra, é correto afirmar que:
a) houve uma guerra direta e sangrenta entre Estados Unidos e União
Soviética.
b) países subdesenvolvidos ficaram à parte desse conflito
c) ó conflito teve como pilar central a Ásia.
d) a guerra fria foi marcada pela busca de novas áreas de influência em
todo o Globo.
e) por várias vezes foram utilizadas armas nucleares.
7. O período citado no texto e conhecido por
“Guerra Fria” pode ser definido como aquele momento histórico em que houve
a)Corrida armamentista entre as potências
imperialistas européias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
b)Domínio dos países socialistas do Sul do
globo pelos países capitalistas do Norte.
c)Choque ideológico entre a Alemanha Nazista /
União Soviética Stalinista, durante os anos 30.
d)Disputa pela supremacia da economia mundial
entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
e)Constante confronto das duas superpotências
que emergiram da Segunda Guerra Mundial.
8. Qual das alternativas abaixo explica melhor a expressão "Guerra
Fria".
a) Guerra entre EUA e URSS onde as batalhas ocorreram em áreas de clima
frio.
b) Guerra ocorrida na década de 1950, entre EUA e URSS, em que ocorreu
uso de armas nucleares.
c) Disputa ideológica entre os Estados Unidos (capitalismo) e a URSS
(socialismo) sem guerras de fato, ou seja, sem embate militar direto entre os
dois países.
d) Disputa ideológica entre Alemanha e Inglaterra, durante a Segunda
Guerra Mundial.
9. Harry Truman,
presidente dos Estados Unidos, afirmou em 1947:
“Um dos modos de vida se baseia na vontade da
maioria e distingue-se pelas instituições livres, pelo governo representativo
(...). O segundo modo de vida baseia-se na vontade de uma minoria, imposta pela
força à maioria. (...). Acredito que a política dos Estados Unidos deve ser a
de apoiar os povos livres que estão resistindo à subjugação tentada por
minorias armadas ou por pressões vindas de fora.”
(Harold Syrett, Documentos históricos
dos Estados Unidos)
O “segundo modo de vida” a que o presidente norte-americano se refere é o
a) comunista.
b) neoliberal.
c) fundamentalista.
d) capitalista.
10. Observe novamente a imagem no início da prova e escreva o que ela
representa
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
1° BIMESTRE
- Quais motivos contribuíram para acontecer a Primeira Guerra Mundial (1914 à 1918)?
- O que foi a “paz armada”?
- Marque a alternativa incorreta
sobre a Primeira Guerra Mundial:
a) A Itália começou a guerra na Tríplice
Entente, passando em seguida para a Tríplice Aliança, ficando ao lado da
Alemanha e Império Áustro-Húngaro.
b) Na Primeira Guerra também foram
utilizadas as primeiras bombas atômicas.
c) A primeira Guerra Mundial era chamada
de Grande Guerra.
d) A guerra contou com inovações
tecnológicas como os aviões de guerra, encouraçados, tanques e armas químicas.
- Marque a alternativa incorreta
referente à Primeira Guerra:
a) No meio do conflito, os Estados Unidos
entrou na guerra, ao lado da Tríplice Entente.
b) O Japão também entrou no meio do
conflito, tomando a região da Manchúria, que pertencia à China.
c) O Império-Áustro Húngaro após a
guerra, deixou de existir em em seu lugar surgiram outros países como Polônia e
Áustria.
d) A Tríplice Aliança saiu vitoriosa da grande
guerra.
5. Ao final da guerra, foi realizado o
Tratado de Versalhes. Quais conseqüências este tratado teve para a Alemanha?
6. Qual relação podemos traçar entre o
Tratado de Versalhes e a Segunda Guerra Mundial?
7. Sobre a Revolução Russa de 1917, é
incorreto afirmar que:
a)
Lênin
preside o Conselho dos Comissários do Povo, que reuniu todos os sovietes
russos.
b)
O
Exército Vermelho, ou Bolcheviques, eram maioria na revolução.
c)
Lênin
enviou soldados russos para a Primeira Guerra Mundial.
d)
O
regime czarista foi extinto e instaurada uma república socialista.
8. O trecho a seguir é parte da carta do
povo russo ao czar Nicolau II. O documento não chegou a ser entregue a ele,
pois o czar mandou fuzilar os manifestantes. Leia e em seguida responda:
“Majestade.Nós, trabalhadores e
habitantes de São Petersburgo , nossas mulheres, nossos, nossos filhos e nossos
parentes velhos e desamparados, vimos à vossa presença, majestade, buscar
verdade, justiça e proteção. Fomos transformados em pedintes, somos oprimidos,
estamos à beira da morte. [...] Paramos o trabalho e dissemos aos nossos
patrões que não recomeçaremos enquanto não aceitarem nossas reivindicações. Não
pedimos muito: a redução da jornada trabalho para oito horas, o estabelecimento
de um salário mínimo de um rublo por dia e a abolição do trabalho
extraordinário.[...]
a)
Como
ficou conhecido o dia em que aconteceu este episódio?
b)
Como
se encontrava a situação dos trabalhadores russos naquele ano de 1905?
9. Uma das principais
causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as
camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas
abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
a) trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam
altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação
de miséria.
b) trabalhadores rurais vivendo em extrema situação
de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas
da sociedade.
c) agricultura atrasada, distribuição de renda
igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
d) boa
situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos
pagos pela nobreza e clero
10. O retorno a uma semi-economia de mercado
provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado
propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo
pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As
cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano,
permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o
crédito e a indústria pesada.
(Martin
Malia. Entender a Revolução Russa.)
O trecho apresentado
refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual:
a) o Estado soviético implementa a
Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades econômicas e
sociais advindas do Comunismo de Guerra.
b) o partido bolchevista promove um
processo de abertura política, instaurando um regime político democrático e
pluripartidário.
c) o governo leninista, enfraquecido
pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à tradicional nobreza
czarista.
d) o Estado soviético aplica uma
política de planificação econômica e de coletivização de terras denominada de
Planos Qüinqüenais.
e) o conflito entre facções dentro do Estado resulta na oposição do
partido bolchevista ao ideário socialista.
11. Sobre o fim da Primeira
Guerra Mundial é correto afirmar que:
a) Os
países da Tríplice Aliança venceram o conflito e retomaram o controle de
diversos territórios na Europa, Ásia e África.
b) Embora
derrotados, Alemanha e Império Austro-Húngaro não sofreram punições e
restrições militares.
c) Os
países da Tríplice Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o
Tratado de Versalhes, que impôs severas punições e restrições aos derrotados,
principalmente à Alemanha.
d) Com a
derrota na Primeira Guerra Mundial, os países da Tríplice Entente,
principalmente Rússia e Grã-Bretanha, sofreram com uma forte crise econômica
nas três décadas seguintes.
Boa Prova!!!
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
2° Bimestre
1. Os regimes totalitários, que polarizaram a
política européia no período entre-guerras (1919-1939), apresentavam muitos
aspectos comuns, conservando cada um suas peculiaridades. Assinale V (Verdadeiro)
para os aspectos que caracterizam o Nazismo e F para Falso.
( ) Ocorreu na Alemanha.
( ) Racismo.
( ) Anti-semitismo.
( ) Internacionalismo.
( ) Antimarxismo.
2. O
Nazismo e o Fascismo surgiram (marque apenas uma alternativa):
a) do
desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um
Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas
diante da desorganização, após a Primeira Guerra Mundial.
b) da
esperança de conseguir estabilidade na união das "doutrinas liberais"
de tendências individualistas.
c) com a
instituição do parlamentarismo da Itália e na Alemanha, agregando partidos
populares.
d) com o
enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas
pelos sindicatos e socialistas.
3. Considere
as seguintes afirmações:
I.
nacionalismo e unitarismo;
II.
controle estatal da imprensa, educação, teatro, cinema, rádio e muitos setores
da produção e do comércio;
III.
economia dirigida, visando às indústrias de guerra e fim do desemprego;
IV.
militarismo e "espaço vital".
I, II,
III, IV identificam características do Estado:
a)
nazista.
b)
liberal.
c)
absolutista.
d)
democrático.
4. Quais dos fatores a seguir contribuíram para a
ascensão do fascismo na Itália, durante a década de 1920?
a)
antinacionalismo e ascensão dos operários
b)
crescimento econômico e fortalecimento do poder do rei
c)
ascensão do campesinato e expansão colonial
d) extremo
nacionalismo e crise econômica
5. Cite
três características semelhantes no Fascismo e no Nazismo.
6. O que
foi a Marcha sobre Roma, referente ao Fascismo?
7. O que é
anti-semitismo, referente ao Nazismo?
8. Qual
fato marcou o início da Segunda Guerra Mundial?
9. Na II
Guerra Mundial, as bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki foram consideradas
crimes de guerras, porque:
a) o conflito já tinha terminado em agosto de 1945 e a resistência japonesa era mínima em Pearl Harbour.
b) as bombas faziam parte de um esquema de testes militares.
c) os E.U.A. queriam impor o seu domínio à Alemanha.
d) os E.U.A. pretendiam deter o avanço dos soviéticos na Ásia.
e) as bombas tinham um único alvo: os japoneses no Pacífico.
a) o conflito já tinha terminado em agosto de 1945 e a resistência japonesa era mínima em Pearl Harbour.
b) as bombas faziam parte de um esquema de testes militares.
c) os E.U.A. queriam impor o seu domínio à Alemanha.
d) os E.U.A. pretendiam deter o avanço dos soviéticos na Ásia.
e) as bombas tinham um único alvo: os japoneses no Pacífico.
10. Em
torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a
correspondência:
1. Blitzkrieg ( ) Guerra relâmpago.
2. Kamikaze ( ) Cidade arrasada pela bomba atômica.
3. Os países da Aliança ( ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.
4. As nações do Eixo ( ) Inglaterra, França, União Soviética e Estados Unidos.
5. Nagasaki ( ) Japão, Itália e Alemanha.
11. Em
relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a) Hitler empreendeu implacável perseguição aos judeus, o Holocausto, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
c) Charles de Gaulle, líder da resistência francesa, foi o chefe do governo de Vichy ;
d) com o ataque alemão a base de Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;
a) Hitler empreendeu implacável perseguição aos judeus, o Holocausto, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
c) Charles de Gaulle, líder da resistência francesa, foi o chefe do governo de Vichy ;
d) com o ataque alemão a base de Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;
12. Além
dos judeus, que outros povos ou minorias foram perseguidos e enviados aos
campos de concentração na Alemanha Nazista? Dê a sua opinião sobre este fato.
Boa Prova!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário