quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Filme "O que é isso, companheiro?"

Ainda bem que temos muitas opções de filmes para ilustrar e provocar discussões e reflexões sobre os conteúdos de História ensinados em sala de aula. Nem sempre é fácil consegui-los (seja para comprar ou para baixar). Porém vale a pena a busca! A intenção neste post é mostrar alguns exemplos de filmes que eu mesma já utilizei em sala de aula e que obtive sucesso e resultados esperados, começando pelo filme "O que é isso, companheiro?". Digo isso, pois nem sempre, a escolha do filme é bem sucedida. Depende de uma série de fatores que perpassam inclusive o perfil da turma a qual o filme será apresentado. Por exemplo, alguns filmes apresentam mais diálogos, enquanto outros mostram mais ação. Há turmas em que um filme mais reflexivo será de grande valia, assim como há outras em que um filme com bastante ação, chama mais a atenção da criançada.  Então é bom ficarmos atentos a esses detalhes, como também à classificação etária, à qualidade do áudio e da imagem (que nem sempre são bons quando baixamos o filme da internet), ao fato do filme ser dublado ou legendado, enfim... 

[Mais sugestões e detalhes acerca dos filmes são bem vindos!]

Ditadura Militar no Brasil > O que é isso, companheiro?

O Que É Isso, Companheiro?

Duração: 1h50 min.
Produção nacional, ano de 1997.
Direção: Bruno Barreto
Gênero: Drama
Elenco Principal: Alan Arkim, Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Cláudia Abreu, Luís Fernando Guimarães e Matheus Nachtergaele.

Sinopse:
O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

Fonte: www.adorocinema.com 
Disponível para download no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=9_ODe6ar7ag 


Nenhum comentário:

Postar um comentário