sábado, 2 de novembro de 2013

Jogo de Tabuleiro sobre o Feudalismo

O Jogo de Tabuleiro sobre o Feudalismo, é uma atividade que eu venho desenvolvendo a cada ano com os meus alunos de de 7° ano.
A ideia é desenhar em papel pardo, cartolina ou isopor (o material que for mais acessível), uma sequência numérica em forma de quadradinhos que juntos formam um "caminho" a ser seguido e as "casas" a serem avançadas de acordo com o rolar de um dadinho. A cada número (determinado a critério dos criadores) de "casas", haverá uma pista ou um desafio, que no caso, será algo relacionado ao que foi estudado sobre o Feudalismo. Por exemplo: Ao chegar na "casa" 7, estará escrito: "Você não cumpriu com as banalidades (que é a obrigação de pagar pelo uso de moinho e ferramentas do senhor feudal), então, fique 1 rodada sem jogar ou volte tantas casas".
Com isso, dá para usar e abusar da criatividade, inserindo vários desafios relacionados ao conteúdo. Além das "casinhas", que é o jogo em si, é interessante fazer um grande desenho (no qual o jogo estará inserido) representando um feudo com suas devidas partes (o bosque, as terras do senhor feudal, o manso servil, rios, lagos, moinhos, poços, etc.).
Após os próprios alunos confeccionarem, eles mesmos poderão jogar e ainda poderão trocar entre si e uns brincarem com o jogo que os outros fizeram.

Aqui, algumas fotos desta atividade que foi desenvolvida por mim com a turma de 7° ano da Escola Municipal Vereador José Martins de Oliveira, em Pedra Bela-SP.
Uma maneira de aprender, criando e brincando!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário